A cada ano que se inicia, temos os famosos treinos de base.
Mas o que são os treinos de base? Pra quê servem? Qual a finalidade?
Certa vez, vi dois treinadores comentando sobre o treino de base e sua importância.
Esses treinos servem como um aquecimento e uma preparação para o corpo entender o que irá enfrentar pela temporada.
A cada final de ano, as provas ficam escassas e com isso, temos um período de rodagem para não perdemos o nosso preparo físico conquistado durante o ano.
Sendo que se fazemos somente rodagem, ficamos sempre na chamada zona de conforto, e com isso nosso corpo se acostuma a correr somente nessa zona.
Justamente entram os treinos de base para dar uma descarga e "acordar" o corpo para a rotina de treinos.
Treinos de tiro, corridas em ritmo de prova, treinos de ladeira, fartlek. Treinos que colocam nosso corpo em estado de alerta novamente e pronto para enfrentar novamente o ano de provas.
Geralmente, as provas principais no Brasil, se concentram no meio do ano, e com isso temos um início de ano se preparando para essas provas e mais para o final de ano, um "descanso" para o corpo, fazendo provas mais para não perder o ritmo.
Então, estou no meu momento de treino de base, onde faço corridas confortáveis, mas com a distância maior para quando começar a treinar forte, o corpo não sentir tanto o ritmo de prova.
E minha primeira prova do ano já tem data, 27/01/2013, a corrida dos carteiros do Rio de Janeiro.
Uma prova com um percurso novo para os cariocas, pois foge do aterro, local onde muitos treinam, que tem um percurso bom, mas vivem reclamando de lá.
Que venham as provas de 2013.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário